28.1.11

Algumas opiniões de críticos


Os quatro livros que Jacinta Passos publicou receberam críticas elogiosas dos mais importantes estudiosos de literatura, escritores e críticos literários da época. Abaixo, um resumo de algumas destas opiniões:

. Jacinta Passos se firmou, com Canção da Partida, numa posição de primeira plana na moderna poesia brasileira. (Antonio Cândido, professor, estudioso e crítico de literatura)
. Na feição do poema participante, do poema de luta e de reivindicação social, Jacinta Passos fez sucesso, destacando-se como uma das vozes mais claras e gritantes da nossa poética militante. (Paulo Dantas, escritor e jornalista)

. Tudo é um canto de poesia que vai da poesia mais íntima ao canto longo da libertação, voz da maioria das mulheres conscientes e profundas. (Aníbal Machado, escritor)

. Arrebata, se comunica, ganha a alma. Prolongue a “Canção Simples”, digamos às mulheres. (Gabriela Mistral, poeta chilena, Prêmio Nobel de Literatura em 1945)

. O timbre inconfundivelmente feminino da voz de Jacinta Passos, ao mesmo tempo que lhe garante a autenticidade, a singulariza no quadro da nossa poesia participante ou engajada. (José Paulo Paes, poeta e crítico literário)

. "Canção da Partida" se caracteriza por uma sensibilidade que, por ser bem feminina, nada tem de piegas. (crítico e escritor Sérgio Milliet)

. Esta síntese entre o sabor das formas folclóricas e o sentimento da miséria dos homens, da solidariedade no sofrimento, a profecia de um mundo mais justo e mais fraternal, eu a encontro realizada com sucesso nos poemas de Jacinta Passos. (Roger Bastide, sociólogo e crítico literário francês, especialista em cultura brasileira)

. A poesia de Jacinta Passos foi lida e relida muitas vezes aqui em casa, tanto por mim como pela Guita, minha mulher, e "Cantiga das Mães" é uma de minhas preferências. Há um grande trabalho a fazer para tornar mais conhecida essa obra poética tão boa. (José Mindlin, bibliófilo)

* Imagem: foto inédita de Jacinta Passos adolescente; arquivo particular de Janaína Amado.

Nenhum comentário: