11.7.12

Jacinta Passos normalista


Este é o prédio da Escola Normal da Bahia, onde Jacinta Passos estudou (1927-1932), diplomando-se professora. Formada, Jacinta ensinou Matemática nessa mesma escola. A Escola Normal era uma das poucas opções de estudo oferecidas às mulheres em Salvador, à época de Jacinta.

A Escola Normal da Bahia, fundada em 1836, teve funcionamento intermitente no século XIX, para firmar-se a partir do início do século XX. Situava-se na Av. Joana Angélica, junto ao “Corredor do Caquende”, entre o bairro de Nazaré (onde Jacinta morava) e o centro da cidade.

Fonte da imagem: revista Memórias da Bahia, Salvador, UNCSAL, nº 1, p. 42.

2.7.12

A poeta e as manoqueiras


Quando Jacinta Passos ali viveu, a região de Cruz das Almas, na Bahia, era famosa por suas plantações de fumo de alta qualidade e pela fabricação de muito bons charutos, geralmente preparados por mulheres, cujas mãos mais delicadas separavam as finas folhas do tabaco e as  recheavam, enrolando-as e as colocando em belas caixas de madeira. Algumas fábricas estrangeiras de charutos, como a Suerdieck, operavam em Cruz das Almas à época de Jacinta. A poeta foi sensível a esse mundo do fumo, que aparece inclusive no trabalho das mulheres, as manoqueiras que manocavam o fumo, isto é, que trabalhavam com as folhas. No poema "Canção da Partida", por exemplo, Jacinta inseriu estes versos:   

– Vitalina!

manoca o fumo , menina,

você hoje vadiou.